Saiba o motivo de pessoas verem espíritos e ficarem perturbadas
Saiba, de acordo com a ciência, o porquê disso acontecer com algumas pessoas.
Saiba o motivo de pessoas verem espíritos sobrenatural. Há pessoas que são bem céticas e que não chegam a crer que existe um plano espiritual à nossa volta. Contudo, há outras pessoas que acreditam nisso de maneira fiel. Não é em vão que programas de “caça-fantasmas” ficaram tão famosos em toda a mídia.
Fantasmas são, em seu conceito, entidades e manifestações paranormais, que pode haver ou não de estarem atreladas aos seres humanos. Há muitos tipos de fantasmas. Os mais populares são os espíritos de humanos que já se foram dessa para outra. Algumas pessoas possuem a sensação de estarem bem pertos de uma “presença fantasma”, de que tem alguém próximo ainda que não haja ninguém.
Segundo um estudo, essa sensação tem sua formação numa determnada região do cérebro. Os cientistas tiveram a oportunidade de identificar certas regiões cerebrais que são responsáveis por criar a sensação que algumas pessoas possuem. Além disos, eles obtiveram êxito ao tentar criar um experimento, onde faz com que os integrantes desse experimento pudessem sentir fantasmas bem próximo delas.
De acordo com o estudo, os pacientes que têm problemas nas áreas do cérebro ligadas à autoconsciência, movimentos e a posição do corpo no espaço informavam experiências como essas de ter a sensação de ter alguém perto sendo que nem existe. Essa “presença fantasma” é, na verdade, um fenômeno bem comum que é relatado por várias pessoas.
Segundo Giulio Rognini, cientista do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, a sensação é algo que se aproxima muito da realidade. “Essa impressão é muito vívida. Eles sentem alguém, mas não conseguem ver essa pessoa. Sempre é uma presença sentida”, afirmou Rognini.
Dentro da visão do cientista, a sensação é algo mais comum nas pessoas que já passaram por condições extremas, tal como montanhistas ou pessoas com problemas neurológicos específicos.
“O que impressiona é que eles relatam frequentemente que os movimentos que estão fazendo é ‘imitado’ pela presença-fantasma. Então se o paciente está sentado, eles sentem que o fantasma está sentado. Se eles estão de pé, o fantasma está de pé, e assim por diante”, informou.